Freguesia do Salvador e de Canedo querem a Floresta Viva

Com o objectivo de preservar a floresta a AFRP em parceria com as Juntas de Freguesia adquiriram 4 viaturas todo-o-terreno

Os presidentes das Juntas das Freguesias do Salvador e de Canedo, Joaquim Pinto e Guilherme Barreiro, respectivamente, estão empenhados na “Defesa da Floresta” contra incêndios. Para isso, integraram-se na Associação Florestal de Ribeira de Pena e estão apostados em intervir, nas respectivas áreas florestadas, programadamente a fim de preservar e combater os incêndios florestais, que infelizmente, ano após ano, consomem a riqueza da região.

No passado dia 6 de Abril do corrente ano de 2003, a AFRP (Associação Florestal de Ribeira de Pena) a Junta de Freguesia do Salvador e a Junta de Freguesia de Canedo promoveram a bênção de quatro viaturas todo-o-terreno.

As referidas viaturas vêm reforçar o funcionamento da AFRP, permitindo, não só, alargar o diversificado conjunto de serviços prestados, como também, colmatar algumas deficiências até então verificadas.
Duas dessas viaturas foram atribuídas à AFRP pela Direcção Geral das Florestas, no âmbito do Programa “Sapadores Florestais” e destinam-se à prevenção e combate a incêndios florestais. Estando uma delas afecta ao Baldio de Salvador e outra ao Baldio de Canedo. O referido programa visa a prevenção da floresta contra incêndios, actuando uma Equipa de cinco elementos, durante todo o ano, na beneficiação de caminhos, limpeza de aceiros e linhas de quebra-fogo, limpeza de povoamentos, roça de matos, etc. Durante o período crítico de incêndios, para além de efectuarem operações de vigilância, fazem também primeiras intervenções no combate a incêndios florestais.

A viatura afecta ao Baldio de Salvador foi benzida pelo Exmo. Sr. Padre António Matos, na igreja do Salvador. A bênção da viatura afecta ao Baldio de Canedo, teve lugar na Igreja de Canedo e foi celebrada pelo Reverendíssimo D. Joaquim Gonçalves, Bispo da Diocese de Vila Real.

As outras duas viaturas foram benzidas na Igreja de Cerva, pelo Exmo. Sr. Padre Joaquim. Estas duas viaturas foram adquiridas pela AFRP, destinam-se, uma à Equipa Técnica da AFRP e a outra à Empresa de Inserção da AFRP.

A referida Empresa de Inserção foi constituída com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional, no âmbito do Mercado Social de Emprego. Com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento local, potenciando a formação de mão-de-obra especializada e indo de encontro aos anseios dos associados, no que diz respeito à prestação de serviços agro-florestais.

Desde a sua criação em Março de 2002, até então, muitos associados se têm dirigido à sede da AFRP, encontrando aí resposta para as suas principais necessidades ao nível do trabalho agrícola e florestal. Com este tipo de prestação de serviços consegue-se, não só, solucionar a falta de mão-de-obra agro-florestal que impera na região, como também, contribuir para a formação sócio-cultural dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, a sua inserção no mercado de trabalho. Com esta viatura e também com uma série de outros equipamentos, entretanto adquiridos, conseguir-se-á colmatar algumas lacunas e colocar à disposição dos associados um conjunto mais diversificado de serviços.

A viatura da Equipa Técnica foi adquirida no âmbito da Medida 3.1 do Programa Agris – Instalação de Organizações de Produtores Florestais e permitirá aos Técnicos da AFRP deslocarem-se aos diversos locais do Concelho, a fim de darem resposta às principais solicitações dos associados, bem como, acompanharem os trabalhos desenvolvidos pelos Sapadores Florestais e pela Empresa de Inserção.

Neste evento estiveram presentes, o Sr. Director Regional da Agricultura de Entre Douro e Minho, o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, João Pereira, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, o Vereador da Câmara Municipal, Eng.º Germinal Rodrigues, o Vereador da Câmara Municipal, Albino Afonso, os autarcas locais e um número significativo de munícipes, principalmente em Canedo.
Por “Ecos da Ribeira”

in Espigueiro - Central de Informações Regionais