O Dia de Santo Amaro festeja-se por tradição a 15 de Janeiro. Com Missa às 10 horas e 30 minutos
Santo Amaro é um santo cristão de origem lendária, habitante da terra de "Alia", cuja vida lendária era de conhecimento generalizado na Península Ibérica do final da Idade Média e do Século de Ouro.
Ainda em criança foi entregue pelos seus nobres pais romanos a um mosteiro, dirigido por São Bento, para que fosse formado na vida monástica. Amaro tornou-se no primeiro discípulo de São Bento, servindo de exemplo para os mais novos do mosteiro.
Acudindo a São Bento, que teve uma visão do afogamento de Plácido, outro jovem do mosteiro entregue a Bento, Santo Amaro terá caminhado sobre as águas para salvar Plácido, que também se tornaria santo.
Santo Amaro viajou para a França, abriu o primeiro mosteiro Beneditino na França, a Abadia de Glanfeuil. Santo Amaro acabou por falecer neste mosteiro francês, vítima da peste.
Conhecido como o advogado das 'doenças dos ossos', , é representado com uma muleta que alude ao seu patrocínio em favor dos que sofrem de males dos ossos, Santo Amaro é venerado, pela população de Alijo, bem como da freguesia, e forasteiros.
Santo Amaro celebra se em Alijo, no dia 15 Janeiro, padroeiro da localidade, sendo que os peregrinos transportam pés e mãos em madeira em volta da capela pedindo a Santo Amaro a protecção do male dos ossos.