Freguesia
Noticias
História
Galeria
Tradiçoes
Locais de Interesse
Informações
Localização
Livro de visitas
Autarquia
Orgaos autárquicos
Obras
Painel informativo
Contração pública
Heráldica
Contactos
 
 
Informações
 

Desenvolvimento e Turismo
A freguesia de Canedo é digna de ser visitada e percorrida atentamente, tendo em conta todas as suas potencialidades arquitectónicas, naturais e gastronómicas.

Ao nível da restauração, são quatro os cafés onde o turista poderá provar alguns dos petiscos típicos da região.

Café “O Nosso Café”
Canedo
4870.022 Ribeira de Pena

Café Martins
Penalonga
4870-023 Ribeira de Pena

Café Primavera
Seirós
4870-024 Ribeira de Pena

Café Esplanada
Alijó
4870-021 Ribeira de Pena

Café Central
Canedo
4870-022 Ribeira de Pena

Desenvolvimento Económico
Grande parte da população desta freguesia centra as suas actividades económicas no sector primário, destacando-se a agricultura , com o cultivo do milho, batata, centeio, vinha e produtos hortícolas. A freguesia de Canedo é muito rica em termos agrícolas, em virtude dos solos serem irrigados pelas Bacias dos rios Beça e Tâmega. De salientar ainda o papel importante da pecuária, principalmente com a criação de gado bovino (maronês) , ovino, caprino e suíno.

No sector secundário inserem-se diversas indústrias de construção civil e de madeiras, onde labutam muitos dos habitantes da freguesia que deixaram o trabalho nos campos.

O sector terciário encontra-se representado pelo pequeno comércio (minimercados e mercearias), cafés e uma praça de táxis.

No domínio de acção social, os habitantes de Canedo têm à disposição um serviço de assistência domiciliária, efectuado pela Santa Casa da Misericórdia de Ribeira de Pena.

Relativamente à saúde, a freguesia possui um Centro de Saúde em Canedo, onde são feitas consultas médicas uma vez por semana (quarta-feira).

População
Conforme os dados fornecidos pelos censos 2001, a freguesia de Canedo acolhe 506 residentes e 669 eleitores recenseados.
Cerca de 22% da população são crianças e jovens menores de 15 anos, correspondendo 52% à percentagem de adultos em idade activa. Relativamente aos idosos, representam 26% da população local.

Tendo em conta os estudos estatísticos, Canedo registou um aumento populacional ao longo do século XlX, contando 801 habitantes em 1801 e, em 1849, 979 almas. No entanto, actualmente denota-se uma descida demográfica, contando apenas 506 indivíduos na freguesia.

 
 
 
 
 
 
 
[+|-] Energica