I FESTA DA TRUTA RIO BEÇA

Decorreu no dia 23 de Março do corrente ano nas instalações do Polidesportivo de Canedo a I Festa da Truta do Rio Beça. A ideia foi lançada pelo Padre Carlos, pároco da Freguesia às Catequistas da paróquia e estas entusiasmadas com a ideia e num espirito de grande união e bairrismo que caracteriza esta população procuraram a colaboração da Junta de Freguesia e da Associação de Caça e Pesca do Lezenho para conjuntamente organizarem o evento. A iniciativa contou também com o  apoio da Câmara Municipal e do Crédito Agrícola.

Para além da componente cultural e gastronómica houve ainda a componente religiosa, com a reactivação dos festejos em honra de São José, tendo sido celebrada missa solene e procissão. O evento teve como objetivo principal a promoção, preservação e degustação da truta do Rio Beça, divulgação de produtos e artesanato regional, nomeadamente os fumeiros, os doces, a batata frita barrosã, o pão caseiro do barroso, o mel, os panos de linho, os licores, etc. Como não podia deixar de ser houve ainda tempo para que os habitantes de Canedo e vistantes pudessem desfrutar de uma chega de bois, actividade tão apreciada nesta região. A animação esteve a cargo do grupo de bombos do povo, o grupo musical "Rapazões da Venda Nova" e de M. Show.

Este será com certeza um evento que os habitantes da freguesia e todos aqueles que se deslocaram a Canedo desejarão ver mais vezes.

Em nome da Junta de Freguesia e da Associação de Caça e Pesca do Lezenho o nosso muito obrigado ao mentor do evento, padre Carlos, à Câmara Municipal de Ribeira de Pena e ao Crédito Agrícola pelo apoio, aos artesãos e expositores, ao grupo de bombos do povo, a todos os voluntários que directa ou indirectamente colaboraram bem como a todos os visitantes.

JFC