Notícia

VESPA VELUTINA

  • 2018-11-01

De certeza que quase todos nós já observamos, depois do cair das folhas de outono, uma coisa enorme, parecida com um saco cheio ou uma bola grande, agarrada no cimo de algumas árvores. Se as primeiras causaram espanto, agora nem tanto, pois começa a ser comum a sua observação aqui e ali. São os vespeiros da vespa asiática que tanto tem dado que comentar, principalmente aos apicultores.

A rainha pode medir até 30 mm, os machos podem medir até os 24 mm e as obreiras chegam aos 20 mm. Carateriza-se pelas patas amarelas, tórax castanho ou preto e o abdómen castanho com cabeça preta e face amarela

Um ninho pode atingir um metro de altura e 80 centímetros de diâmetro e pode albergar cerca de duas mil vespas obreiras e 150 fundadoras

Os seus ninhos podem conter até 2200 vespas. Destas 150 são fundadoras de novas colmeias que, no ano seguinte, poderão pelo menos criar 6 novos ninhos. . 

 Uma picada da vespa asiática não é motivo de pânico, a única precaução a ter é ir o mais rapidamente possível para o hospital, ou chamar uma ambulância, pois as mortes de picadas de abelhas asiáticas são normalmente por asfixia.

Perigo? Sim, para o ambiente acima de tudo! Além de ser um perigo para os humanos, as vespas asiáticas representam uma enorme ameaça para o ambiente e para a biodiversidade. Ataca as colmeias as nossas abelhas melíferas nas suas colmeias. E com isso, há redução da biodiversidade e a fraca produção de frutos, devido à falta de polinização.

Pode-se ajudar de alguma maneira?
Sim! Logo que alguém aviste uma vespa asiática deve contactar os serviços da protecção civil ou aceder ao site “SOS Vespa” para apresentar a sua observação. O site referido serve para apoiar a identificação e o controlo da vespa velutina em Portugal. A Plataforma envia de seguida avisos automáticos aos técnicos de Segurança Pública e Protecção Civil da respectiva área de jurisdição que se encontrem registados na plataforma, para que estes passem agir de forma mais imediata e adequada nos focos de expansão da praga.
Também podemos apresentar o nosso avistamento na junta de freguesia de Canedo, que fara chegar às entidades municipais a sua localização.

.

 

A vespa asiática constitui também uma ameaça para a saúde pública, reagindo de modo bastante agressivo quando tem os ninhos ameaçados, "incluindo perseguições até algumas centenas de metros".

Ciclo de vida da Vespa-asiática

 

 

Entre fevereiro-março

  • As novas rainhas iniciam a construção dos ninhos primários e fazem as primeiras posturas

Abril-maio

  • Nascem as primeiras fêmeas obreiras e inicia-se a construção de ninhos secundários, maiores

 

COMBATE?

A armadilha consiste numa garrafa de água de litro e meio com duas entradas desencontradas, feitas a partir de outras duas garrafas mais pequenas. Lá dentro é colocado o doce que atrai as vespas asiáticas.

 

É urgente capturar as fundadoras que vão formar os ninhos"


 

Destruição de Ninhos

Não usar armas de fogo nem destruir parcialmente o ninho. Isto porque dissemina as vespas que constituem assim novos ninhos.


 

 

 

Contactos:

  • Junta de freguesia de Canedo - 276 439 529 http://www.canedo.jfreguesia.com

  • Protecção civil municipal – 808205733

  • CDOS Vila Real – 117