Deliberação de extinção da freguesia pode ser impugnada

A reorganização administrativa poderá ter efeitos na freguesia de Canedo, ao contrário do que era expectável e do que era geralmente defendido em todo o município de Ribeira de Pena. As orientações gerais que sustentam o projecto da reforma administrativa apontam para a redução de sete para cinco freguesias e, praticamente desde o início do processo, o senso comum ditava que Canedo seria inalterável, dada a distância para a sede do concelho e os prejuízos que qualquer mudança acarretaria para a população.
Contudo, a Assembleia Municipal de Ribeira de Pena terá deliberado, a 26 de Julho, ir mais longe para além do que estava definido no memorando com a troika. Primeiro surgiu uma proposta para que o município tivesse apenas três freguesias, a qual também não colocava em causa a continuidade de Canedo; por fim, foi votada e aprovada a proposta que defende a existência de apenas duas freguesias, Cerva (com Limões e Alvadia) e Salvador (anexando Santa Marinha, Santo Aleixo e Canedo).
A falta de palavra de muitos responsáveis políticos, que decidiram o contrário do que haviam comunicado ao presidente da Junta de Freguesia de Canedo, levaram este autarca a abandonar a Assembleia Municipal. “Houve uma primeira reunião com a oposição [PS], mas não houve acordo. O que ficou assente, logo após essa reunião, é que ficariam três [das sete] freguesias. Sempre me opus ao processo, porque Canedo nunca poderia ser anexada”, explica Guilherme Barreiro.
Quando essa reunião de 26 de Julho iniciou, o presidente da Junta de Freguesia entrou confiante de que “era consensual que Canedo seria excluída” das alterações, sobretudo por causa “das condições geográficas, pois há aldeias que ficam a mais de 30 quilómetros da sede do concelho”. Como ficaria “incomportável” para a população ter de percorrer tamanha distância para resolver qualquer assunto, a aprovação da proposta de redução do município a duas freguesias surpreendeu o autarca, que de imediato abandonou a Assembleia.
Logo no dia seguinte, um grupo de cidadãos deslocou-se aos paços do concelho para manifestar, junto dos presidentes da Câmara e da Assembleia, a discordância perante a deliberação aprovada na véspera. “O presidente da Assembleia concordou que tínhamos razão, que Canedo era para manter, e acrescentou que iria marcar uma reunião para resolver o problema”, recorda Guilherme Barreiro. Contudo, “a maioria disse que já estava definido”.
Assim, à freguesia de Canedo resta a via jurídica. “A deliberação foi aprovada por voto secreto, o que é ilegal, e como eu abandonei a Assembleia fiquei em posição para impugnar a deliberação”, explica o presidente da Junta, embora complementando que deu mais alguns dias ao presidente da Assembleia (a pedido deste) para que seja possível encontrar uma solução.